Cultura

Obras lusitanas no cartaz do Festival Paris Cinema

Portugal vai estar representado no 10º Festival Paris Cinema, que tem início esta sexta-feira na capital francesa através de curtas e longas-metragens de Miguel Gomes, João Salaviza e Ivo Ferreira.
Versão para impressão
Portugal vai estar representado no 10º Festival Paris Cinema, que tem início esta sexta-feira na capital francesa. A representação portuguesa estará nas “mãos” de curtas e longas-metragens de Miguel Gomes, João Salaviza e Ivo Ferreira, que surgem integradas nos mais de 200 filmes que compõe a programação.
 
O filme “Tabu” do realizador português Miguel Gomes, que venceu este ano o prémio da Crítica Internacional e o prémio Inovação no Festival Internacional de Cinema de Berlim, está entre as oito longas-metragens internacionais em competição.
 
João Salaviza apresenta-se no evento com a curta-metragem “Rafa” que, também em 2012, venceu o Urso de Ouro em Berlim e Ivo Ferreira leva a Paris o filme biográfico “Cartas de Guerra/Letters from War”, baseado nas memórias da guerra colonial do escritor António Lobo Antunes. 
 
Em declarações à agência Lusa, a diretora do festival, Aude Hesbert, sublinhou que estes filmes estão presentes em Paris “pela sua qualidade” e lamentou aquele que é, no seu entender, o “paradoxo de se assistir à emergência de uma geração de novos cineastas portugueses extremamente talentosos que enfrentam, contudo, dificuldades para continuarem a fazer filmes no seu país devido à crise e aos cortes nos apoios ao cinema”.
 
“Para nós, ap resença deles aqui é também um sinal de encorajamento. Esperamos que este impulso criativo não seja limitado pela falta de apoios”, acrescentou a responsável.
 
O Paris Cinema vai dividir-se por cinco salas que vão exibir filmes em permanência e outros 14 locais que participarão pontualmente no festival. O evento, cujo orçamento é de 1,5 milhões de euros, deverá receber cerca de 70 mil espetadores. 

Clique AQUI para saber mais sobre o festival francês.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub