Cultura

Obras de Souto Moura inspiram cineasta dos EUA

A obra do arquiteto português Eduardo Souto de Moura vai servir de inspiração ao novo filme do cineasta norte-americano Thom Andersen.
Versão para impressão
A obra do arquiteto português Eduardo Souto de Moura vai servir de inspiração ao novo filme do cineasta norte-americano Thom Andersen, avança o suplemento P3 do jornal Público.
 
A película deverá chamar-se “Ruínas”, de acordo com informações dadas por Dario Oliveira, diretor do Curtas de Vila do Conde, ao diário português, e será filmada na cidade do Porto. O cineasta está já, aliás, em Portugal para rodar o filme.
 
Dario Oliveira explicou que tinha convidado o cineasta e professor a trabalhar numa curta-metragem sobre o norte de Portugal e Thom Andersen ter-se-á interessado pelas obras do arquiteto, que, diz o responsável, “é seguramente o arquiteto português favorito” do norte-americano.
 
“Ruínas” vai abrir a 20ª edição do Festival Curtas de Vila do Conde. Segundo o diretor do festival, “há aquela ideia de que um belo edifício terá sempre uma bela ruína” e esse é o mote do qual partirá o trabalho de Thom Andersen. 
 
“Há uma forma de viver e filmar o espaço”, concluiu Dario Oliveira, acrescentando que a arquitetura e a arqueologia são ambas “muito queridas ao cineasta”.
 
O convite deve-se ao facto de Thom Andersen ter dado especial destaque à arquitectura nos seus últimos filmes: “Há uma forma de viver e filmar o espaço” e tanto “a Arquitectura como a Arqueologia são muito queridas ao cineasta”, remata Dario. A OASRN diz que esta é a primeira vez que convidam um orador que não está intimamente ligado à arquitectura.

[Notícia sugerida por Gonçalo Ferreira]  

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório