Fitness & Bem-estar

Óbidos é o 2º melhor pequeno destino da Europa

A vila portuguesa de Óbidos acaba de conquistar o título de segundo melhor "pequeno destino" europeu.
Versão para impressão
A vila portuguesa de Óbidos acaba de conquistar o título de segundo “melhor pequeno destino europeu” no âmbito de uma votação online dinamizada pelo portal internacional de “viajantes independentes” GlobalGrasshopper em parceria com o Hotel.info, um dos maiores sites de reservas hoteleiras do mundo.
 
Óbidos permaneceu lado a lado com Ribe, na Dinamarca, ao longo de toda a competição, acabando a cidade dinamarquesa por garantir o primeiro lugar com 3.965 votos do público contra os 3.784 da vila de Óbidos, que garantiu à localidade portuguesa a medalha de prata no concurso.
 
A votação para eleger as “Best Big-Time Small Destinations” entre aldeias, vilas e pequenas cidades de toda a Europa integrou apenas localidades com menos de 100 mil habitantes e que se encontram fora das listas de destinos massificados do continente europeu. 
 
Além de Óbidos, Portugal esteve ainda representado no concurso pela vila turística da Ericeira, que terminou em 8º lugar. Em prova estiveram cidades como Dubrovnic, na Croácia, Luxemburgo, capital luxemburguesa, ou Hallstatt, na Áustria, todas escolhidas “pelas suas qualidades pitorescas, sinais sociais e muito mais”.
 
Segundo o portal que co-promoveu o concurso, Óbidos, uma “pequena vila fortificada” com “casas brancas”, “um castelo medieval e belas vistas”, “é também conhecida como sendo um presente de casamento, porque, no século XIII, a rainha [Santa] Isabel gostou tanto da vila que o seu marido, D. Dinis I, a deu de presente”.
 
“Com isto, iniciou-se uma tradição de reis portugueses da oferta desta bonita vila para as suas rainhas, que durou muitos séculos”, acrescenta o GlobalGrasshopper. 

De acordo com os organizadores, a votação conseguiu “mais de 22.000 votos” entre todas as cidades, tendo havido sempre “uma batalha muito próxima entre Óbidos, em Portugal, e Ribe, na Dinamarca”, embora os resultados tenham acabado por favorecer a cidade dinamarquesa. 

“Uma grande vitória” para Óbidos
 

Em comunicado, Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, realça que “estar entre os melhores pequenos destinos europeus é, por si só, uma grande vitória”.
 
“Esta votação, muito renhida, prova que Óbidos é, sem dúvida, um grande destino, não só nacional, mas internacional”, garante o autarca. “As apostas que têm sido feitas em diversas áreas, nomeadamente na Cultura, Turismo e estratégia de Criatividade, mostram que estamos no bom caminho”, conclui. 
 
Para a autarquia de Óbidos, “este reconhecido dos internautas é mais um importante passo na afirmação da Marca enquanto destino de baixa densidade que procura afirmar-se enquanto território de excelência, seja na atração de visitantes, seja de talentos, nomeadamente para fomentar o empreendedorismo”.

Clique AQUI para conhecer a classificação final de todas as cidades a concurso (em inglês).

Notícia sugerida por Elsa Martins e Paul Lennon

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub