Gastronomia

Óbidos: cercados por chocolate

No castelo da vila de Óbidos realiza-se até dia 3 de Abril mais uma edição do festival mais delicioso de Portugal. O IX Festival Internacional de Chocolate de Óbidos reuniu, Só no primeiro fim de semana, 50 mil apreciadores desta iguaria. Até dia

Versão para impressão
No castelo da vila de Óbidos realiza-se até dia 3 de Abril mais uma edição do festival mais delicioso de Portugal. O IX Festival Internacional de Chocolate de Óbidos reuniu, só no primeiro fim de semana, 50 mil apreciadores desta iguaria. Até dia 3 de abril é possível visitar este evento que leva até à vila centenária mais de 5 toneladas de chocolate.

Este ano, o Festival propõe algumas novidades, em especial a inauguração do “Chocolate Lounge”, um espaço comercial gourmet situado na praça Santa Maria, onde são servidos bolos para todos os gostos e onde o visitante se pode sentar e apreciar os variados tipos chocolate à disposição.

“Era um espaço que Óbidos já merecia ter”, conta ao Boas Notícias Carla Pinho, coordenadora do evento organizado pela empresa municipal Óbidos Patrimonium. Para além deste novo espaço, a organização apostou também na maior qualificação do evento com a participação de duas escolas, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e a D. Infante Henrique, do Porto.

Os cursos de chocolateria oferecem este ano um maior grau de profissionalização, com mais um nível para quem já tem conhecimentos de chocolate. “Tem tido uma grande afluência de participantes e o nível III representa já um desafio mais aliciante”, explica-nos Carla Pinho.

Toneladas de chocolate

De acordo com a coordenadora, é difícil contabilizar a quantidade de chocolate que será usada no festival, mas se contarmos apenas com a parte usada pela organização serão utilizadas perto das 5 ou 6 toneladas de chocolate.

“Nas esculturas e montras deveremos contar mais de duas toneladas, nos bombons que são oferecidos ao visitante aquando da compra do bilhete também foram utilizadas à volta de duas toneladas e meia”, especifica Carla Pinho.

Durante as três semanas do Festival que decorre de quinta-feira a domingo até dia 3 de abril, são esperados 200 mil visitantes. “Decidimos alargar a duração do festival para que possa ser mais cómodo para as pessoas e ajudar à fluidez do público”, explica a organização que comprovou isso mesmo no primeiro fim de semana de Festival.
Esculturas, body paiting, desfiles e demonstrações

O património histórico de Óbidos é o tema do Festival este ano, com cinco esculturas representativas dos mesmos. Segundo Carla Pinho, a exposição “é uma oportunidade para homenagear o património da vila, já que este ano se comemora o centenário da classificação do Castelo como monumento nacional”.

Body Painting à base de chocolate, desfiles de roupa em chocolate, demonstrações de culinária e uma Casa de Chocolate para as Crianças e dezenas de quiosques de venda são outras das atividades já consolidadas deste festival que promete fazer as delícias de quem o visitar.

Para mais informações sobre bilhetes, horários e localização consulte o site oficial do IX Festival de Óbidos clicando em http://www.festivalchocolate.cm-obidos.pt/.

Fotografias e texto:
Ana Margarida Pereira

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub