Mundo

Obama vem à cimeira da NATO em Lisboa

O anúncio foi feito esta terça-feira pela própria Casa Branca. O presidente dos EUA estará presente entre os líderes da União Europeia que vão reunir-se, nos dias 19 e 20 de novembro, em Lisboa, para uma cimeira da NATO.
Versão para impressão
O anúncio foi feito esta terça-feira pela própria Casa Branca. O presidente dos EUA estará presente entre os líderes da União Europeia (UE) que vão reunir-se, nos dias 19 e 20 de novembro, em Lisboa, para uma cimeira da NATO.

“O presidente Obama vai participar numa cimeira com os líderes da UE – o presidente da UE, Herman Van Rompuy, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso – em Lisboa, Portugal, a 20 de novembro”, confirmou a presidência norte-americana, em comunicado.

A reafirmação da relação transatlântica – que, segundo Bruxelas, inclui o compromisso de lutar contra o terrorismo e de prevenir a proliferação de armas de destruição maciça – será um dos pontos chave da cimeira da NATO.

Os EUA e a UE representam, em conjunto, metade da economia global, pelo que a relação transatlântica tem uma importante componente económica.

Os dois blocos cooperam ainda em questões de política externa, como o processo de paz do Médio Oriente e a intervenção no Afeganistão, bem como na política para o Irão.

A Declaração Transatlântica estipulou, em 1990, a realização de uma cimeira anual entre a UE e os EUA, sendo que a de novembro é a primeira desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, que criou o serviço de política externa europeu.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório