Cultura

Obama na entrega de galardão a Souto Moura

NULL
Versão para impressão
O presidente norte-americano Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama vão estar presentes, esta quinta-feira, na entrega do Prémio Pritzker de Arquitetura 2011 ao arquiteto Eduardo Souto de Moura, em Washington, EUA.

“São esperados cerca de 400 convidados para a cerimónia de gala de entrega do mais alto galardão da arquitetura internacional,” sublinhou Keith Walker,  da organização do evento, à agência Lusa.

A cerimónia decorre no auditório Andrew W. Mellon, que é um marco da arquitetura da capital norte-americana.

O crítico de arquitetura Jorge Ferreira disse ao jornal Público que “é muito significativo, interessante e muito belo que Obama discurse. Ele representa tudo o que é mais livre e mais progressista, tal como a arquitetura de Souto de Moura”.

A presença de Obama na cerimónia, “vai significar muito e é uma bela homenagem” para Souto Mouro, acrescentou Jorge Ferreira ao Público.

Souto de Moura, de 58 anos, sucede a nomes como Oscar Niemeyer (1988), Frank Gehry (1989), Norman Foster (1999), Rem Koolhaas (2000) e Zaha Hadid (2004). Eduardo Souto de Moura é o segundo arquiteto português a vencer o prémio Pritzker, depois de Álvaro Siza ter sido distinguido em 1992.

Entre as obras mais conhecidas de Souto de Moura estão o Estádio Municipal de Braga e a Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais.

[Notícia sugeira por Teresa Teixeira e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório