Mundo

O homem que recusou fazer a saudação nazi

A fotografia mostra um ato de coragem que poucos seriam capazes de cumprir: um homem de braços cruzados entre uma multidão que faz a saudação nazi.
Versão para impressão
A fotografia mostra um ato de coragem que poucos seriam capazes de cumprir: um homem de braços cruzados entre uma multidão que faz a saudação nazi. A foto mais partilhada do momento nas redes sociais esconde a história de um homem cuja vida familiar foi retalhada pelo regime de Hitler.

A fotografia data de 1936, mas só após 55 anos foi revelada a identidade do homem que recusou fazer a saudação nazi, entre uma multidão que assistia à inauguração de um navio-escola alemão, na cidade Hamburgo. Em 1991, um jornal alemão publicou a imagem e o homem foi identificado por uma das suas filhas como sendo August Landmesser.

Landmesser trabalhava numa empresa dos estaleiros de Hamburgo e a sua vida familiar foi duramente atingida pelo regime, a partir do momento em que casou uma mulher judia, Irma Eckler com quem teve duas filhas.

De acordo com o site Fasena, dedicado às vitimas de Auschwitz, este casamento causou a expulsão de Landmesser do partido Nazi, e conduziu à detenção dele e da sua mulher. As suas duas filhas – Ingrid e Irene – foram separadas do casal. Uma foi viver com a avó materna, a outra levada para um orfanato e mais tarde adoptada por outra família.

Assim que saiu da prisão, em 1941, Landmesser foi mobilizado para a guerra e dado como desaparecido pouco tempo depois.

A imagem voltou a ser divulgada, recentemente, num blog criado para ajudar a localizar vítimas do terramoto no Japão e, em poucos dias, já foi partilhada quase 40 mil vezes no Facebook, por pessoas impressionadas com este gesto de coragem.

Clique AQUI para conhecer melhor a história de Landmesser e AQUI para ver a fotografia do Facebook.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório