Ambiente

NY: Estação de metro substituída por jardim subterrâneo

NULL
Versão para impressão
E se fosse possível passear num jardim, caminhando debaixo da terra? É esta ideia que vai ganhar forma em Nova Iorque onde está a ser desenvolvido um projeto de recuperação de uma estação de metro abandonada na Lower East Side, que será transformada num jardim.

A ideia surgiu na mente de James Ramsey, um antigo engenheiro de satélites que atualmente é arquiteto e que queria dar uso àquele terminal abandonado.

Juntamente com Dan Barasch, executivo da plataforma de inovação social PopTech, e R. Boykin Curry IV, que cedeu o dinheiro, apresentou o projeto à Autoridade de Transporte Metropolitana (MTA), que controla o terminal.

A entidade aceitou discutir a ideia, mas não vai contribuir com dinheiro, lê-se na revista New York. Quando concluído, este será o primeiro espaço verde público debaixo do chão em Nova Iorque.

Os autores da ideia criaram um site com o nome Delancey Underground, onde apresentam o projeto e explicam como vai funcionar a entrada de luz que permita às plantas sobreviver.

O sol vai chegar da superfície, tudo graças a uma tecnologia que absorve os raios solares e os transporta até ao subsolo “A tecnologia permite-nos criar um espaço verde atraente num bairro que não o é muito”, cita a New York, Ramsey.

O sistema baseia-se num “teto solar remoto”, que canaliza a luz do sol ao longo cabos de fibra ótica, filtrando a luz ultravioleta e infravermelha nocivas, mas mantendo os comprimentos de onda utilizado na fotossíntese.

“Estamos a canalizar a luz da mesma forma que fizeram nas antigas tumbas egípcias, mas de uma forma supermoderna”, explicou Ramsey à New York.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório