Saúde

Número de transplantes subiu 8,2% em dois anos

No ano passado foram realizados nos hospitais portugueses mais de mil transplantes. O número representa mais 8,2% em relação a 2008. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT)  também o número e dadores por milhão de habitantes
Versão para impressão
No ano passado foram realizados nos hospitais portugueses mais de mil transplantes. O número representa mais 8,2% em relação a 2008. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT)  também o número e dadores por milhão de habitantes teve um crescimento de 64%, de 20 para 31.

“Este aumento permitiu, no ano passado, a realização de, por exemplo,  595 transplantes renais, que ajudaram a diminuir a lista de espera em 7% pelo segundo ano consecutivo”, conforme revela a SPT em comunicado citado pelo Correio da Manhã.
A SPT revelou ainda a intenção de criar um dia Nacional do Transplante a 20 de Julho como forma de simbolizar o dia em que foi feito e Portugal pelo Prof. Linhares Furtado o primeiro transplante em Portugal no ano de 1969.

O professor Linhares Furtado afirmou ao CM sentir-se lisonjeado pela gentileza ” dos seus colegas” por escolherem esse dia para assinalar os Transplantes.

“Foi um grande passo. Foi um transplante renal. Infelizmente, ocorreram  complicações e mais tarde o doente voltou a ter de fazer hemodiálise. E só se voltaram a fazer transplantes em 1980 porque houve uma alteração à lei que permitiu a recolha em cadáveres aumentando a oferta para ajudar outros doentes”, recorda o Prof. Linhares.

Quarenta anos volvidos, a SPT assinala assim este dia com uma sessão comemorativa na FIL para incentivar a assinatura da petição. Para a assinar pode aceder a www.spt.pt/peticao/.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório