Inovação e Tecnologia

Novo sistema de autenticação por sinal cardíaco

O projeto para proceder à autenticação de um sistema através da medição dos sinais cardíacos através dos dedos da mão do utilizador foi a proposta criada pelo finalista Daniel Santos, aluno da Licenciatura em Engenharia Electrónica, telecomunicações
Versão para impressão
O projeto para proceder à autenticação de um sistema através da medição dos sinais cardíacos através dos dedos da mão do utilizador foi a proposta criada pelo finalista Daniel Santos, aluno da Licenciatura em Engenharia Electrónica, telecomunicações e Computadores do ISEL.

A análise dos sinais é feita a partir de sensores colocados no indicador da mão direita e o polegar direito, dispensando a utilização de um gel ou colocação de eléctrodos no corpo dos utilizadores (como fazem outros sistemas), explicou ao portal TEK, André Lourenço, um dos orientadores e responsáveis pela investigação.

Os investigadores trabalharam no desenvolvimento de hardware e software capaz de reconhecer a identidade de diferentes utilizadores direcionada para “biometria contínua”, que garante que um utilizador está a ser permanentemente autenticado, garantindo uma maior segurança.
Image and video hosting by TinyPic
“O problema quando usamos a íris ou impressões digitais [para autenticação] é que estamos a dar acesso a um recurso privilegiado e depois o recurso está em utilização e já não necessita de mais autenticação. Com os sinais cardíacos podemos estar sempre a verificar se este é quem diz ser”, detalhou o investigador.

O sistema foi testado com os alunos de uma turma, apresentando taxas de reconhecimento acima dos 90%. O utilizador regista-se no sistema ao qual se pretende facultar o acesso e depois coloca os dedos no sensor de cada vez que quer usar aquele recurso.

O projeto também conta com o apoio do IST – Instituto Superior Técnico, foi desenvolvido em parceria com a tecnológica Portuguesa PLUX, uma IST Spin-Off. Para já, será tema de uma tese de mestrado com o objetivo de criar um protótipo mais desenvolvido.

[Notícia sugerida pela utilizadora Soraia Oliveira Gomes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório