Inovação e Tecnologia

Novo sistema converte áudio em pautas musicais

Um método inovador permite converter ficheiros áudio em pautas de música, ao identificar cada nota individualmente, a partir da criação de um dicionário harmónico que faz corresponder um determinado som à respetiva nota musical. Toda a informação é p
Versão para impressão
Um método inovador permite converter ficheiros áudio em pautas de
música, ao identificar cada nota individualmente, a partir da criação
de um dicionário harmónico que faz corresponder um determinado som à
respetiva nota musical. Toda a informação é posteriormente convertida
num ficheiro legível.

O sistema foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Jaez, em Espanha. Os detalhes do seu funcionamento foram publicados no artigo IEEE Transactions on Audio, Speech, and Language Processing.

De acordo com um dos autores do artigo, Julio José Carabias, citado pelo Popsci.com, o sistema poderá ser uma ferramenta muito útil para musicólogos que, assim, podem mais facilmente analisar amostras de áudio, recuperar conteúdos musicais e isolar diversas fontes de áudio.

Embora seja adaptável a qualquer tipo de instrumento, o sistema apenas consegue interpretar as informações de um instrumento de cada vez, mas prevê-se que mais tarde a técnica possa ser aplicada a vários que estejam a ser tocados simultaneamente.

O intérprete, o género musical e as condições de gravação também não interferem com o processo de identificação e conversão do sistema, adianta o Popsci.com.

“Outra das vantagens deste novo método é o facto de não exigir um treino prévio com uma base de dados musical”, refere Julio José Carabias. Isto significa que o sistema é autónomo na criação de um dicionário áudio e fá-lo a partir da identificação das vibrações emitidas em cada frequência que colocam as notas numa determinada posição do espetro musical.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório