Inovação e Tecnologia

Novo robô é capaz de antecipar ações humanas

Cientistas da Universidade de Cornell (EUA) criaram um robô capaz de prever as trajetórias humanas, através do sensor de movimento da Microsoft, o Kinect. O 'upgrade' feito à tecnologia possibilita antecipar ações como encher um copo ou abrir a porta
Versão para impressão
Cientistas da Universidade de Cornell (EUA) criaram um robô capaz de prever as trajetórias humanas, através do sensor de movimento da Microsoft, o Kinect. O 'upgrade' feito à tecnologia possibilita antecipar ações como encher um copo ou abrir a porta de um frigorífico.

Criado para compreender e agir de acordo com os movimentos que as pessoas querem realizar, antecipando-os, este robô é constituído por uma base de vídeos em formato 3D que lhe permite analisar os objetos que existem perto das pessoas e atuar quando percebe – através do movimento – que alguém os vai usar.

Desenvolvido para dar resposta a algumas atividades comuns do dia-a-dia, este robô tem ainda a capacidade de se atualizar e de se adaptar às diferentes reações de diferentes pessoas, melhorando as suas previsões.

Ashutosh Saxena, professor assistente de informática na Universidade, explicou em comunicado que este robô resulta de uma “recolha de princípios gerais de comportamento humano”. A invenção é dotada de algum “vocabulário” que ajuda a decifrar o contexto e prever o tipo de ação que a pessoa vai realizar.

Como explica o comunicado, “observando determinada cena, o robô identifica as atividades que vê, considera os possíveis usos que os objetos podem ter naquele contexto de atividade e, por fim, escolhe a ação mais provável de realizar.” À medida que o robô se apercebe das ações que os humanos realizam, vai fazendo um ‘update’ às suas próprias previsões.

Os testes realizados revelaram que esta tecnologia dá respostas mais eficazes quando menor é o tempo de antecipação das situações. O robô conseguiu acertar em 82 por cento das previsões corretas que antecipou num segundo, 71 por cento quando antecipou três segundos e 57 por cento numa previsão que antecipava ações em dez segundos.

O sensor Kinect da Microsoft é uma tecnologia que, tal como o Boas Notícias referiu anteriormente, tem sido utilizada também em videojogos e cirurgias, permitindo realizar estas atividades sem que haja contacto físico entre os intervenientes e os objetos.

Pode consultar mais informações sobre o robô AQUI.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub