Sociedade

Novo portal para docentes de português no estrangeiro

O Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) vai lançar um portal online destinado a professores de português como língua estrangeira. Com acesso gratuito para professores de todo o mundo, a plataforma permite a partilha de material.
Versão para impressão
O Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) vai lançar um portal online destinado a professores de português como língua estrangeira. Com acesso gratuito para professores de todo o mundo, a plataforma permite a partilha de exercícios e materiais de apoio ao ensino de português. 
 
Numa primeira fase, o portal vai contar com 150 unidades didáticas, de quatro países – Angola, Brasil, Moçambique e Portugal -, um número que se espera que chegue até a um total de 730 unidades, explicou Gilvan Muller de Oliveira, diretor executivo do IILP, à agência Lusa.

Trata-se de uma plataforma “dinâmica”, onde os professores podem “postar, carregar ou contribuir com as suas unidades, exercícios e tarefas”, contou o diretor à Lusa. “O portal ganha uma vida própria à medida que vai sendo usado, criando-se uma grande rede de professores de português como língua estrangeira”, afirmou.

Nas palavras do responsável, o portal permite aos professores “circular pelo espaço da lusofonia e trabalhar com lições de Portugal, Angola, Moçambique.” Uma troca de saber que permite consciencializar os alunos para o facto do português ser “uma língua internacional, de oito países, com presença em quatro continentes.”

 
O projeto surge no âmbito do Plano de Ação para a Promoção, Difusão e Projeção da Língua Portuguesa, aprovado em 2010, na reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Brasília. O objetivo é concluir o portal até à próxima cimeira da CPLP, em 2014. 
 
O portal para professores de português como língua estrangeira vai ser lançado, hoje, na 2.ª Conferência sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que está a decorrer na capital, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. 

 

 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub