Sociedade

Novo plano de combate à violência doméstica

O Governo apresenta esta quinta-feira,dia em que se comemora o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica onde propõe nos próximos três anos lançar uma linha de financiamento
Versão para impressão
[Fotografia: ©EPA]
O Governo apresenta esta quinta-feira,dia em que se comemora o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica onde propõe nos próximos três anos lançar uma linha de financiamento para alargar as redes de apoio a vítimas e financiar projetos a nível das autarquias e organizações não governamentais.

“Para o efeito, será disponibilizada uma linha de financiamento para que as autarquias e as ONG que decidam inscrever os seus projetos de combate a este crime se possam candidatar para desenvolverem ações específicas, quer ao nível da prevenção, quer do apoio”, avançou a secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais.

A secretária de Estado da Igualdade disse que vão ser distribuídos entre “cinco a dez milhões de euros”, com dinheiros do QREN.

As campanhas que vão ser desenvolvidas nos próximos três anos vão abranger novos grupos-alvo, como os jovens, pessoas com deficiência e imigrantes, explicou Elza Pais à TSF.

A mesma responsável adiantou que o número de homicídios tem oscilado nos últimos três anos. Em 2007 registaram-se 42, em 2008 36 e no ano passado 43.

“A violência doméstica diminuiu 10%  em 10 anos”, mas o número de denúncias aumentou “10% por ano”, segundo Elza Pais que espera ver aplicadas mais medidas como a vigilância eletrónica e a teleassistência à vítima.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório