Ambiente

Novo parque eólico inaugurado na Madeira

NULL
Versão para impressão

Nasceu um novo parque de produção eólica na ilha da Madeira. O Parque Eólico do Loiral II foi inaugurado esta segunda-feira e vai produzir energia suficiente para todo o concelho de Porto Moniz, reduzindo também as emissões de CO2.

O concelho da Calheta foi o lugar escolhido para albergar os dois aerogeradores que vão permitir produzir 15,4 GWh por ano. Este valor é suficiente para cobrir todo o consumo do concelho do Porto Moniz.

Além disso, ao poupar na produção de eletricidade, o parque vai permitir uma redução de 10,6 Kton de emissões de CO2 por ano. No que diz respeito à importação de fuel, vai ainda registar-se uma diminuição de 3,4 kton.

O empreendimento foi promovido pela sociedade ENEREEM – Energias Renováveis, pertendente à Empresa de Electricidade da Madeira.

Este é o terceiro investimento feito na ilha pela empresa, desde 2009. Com este último núcleo de produção a ilha da Madeira vai ficar com uma potência eólica de cerca de 44 megawatts, o que traduzido corresponde a 10% do consumo total de eletricidade, explica o Jornal da Madeira.

Apesar de o primeiro parque do Loiral possuir seis aerogeradores, este segundo espaço consegue ter uma produção energética superior, apenas com dois.

Os aerogeradores têm 80 metros de altura e cada rotor, a parte giratória, tem 90 metros de diâmetro. Este projecto contribui para que a Madeira atinja, já este ano, 28% da produção de electricidade por origem renovável, diz o Jornal da Madeira. O objetivo é que até 2020, o valor acresça até 50%.

Este investimento teve um custo de 6,5 milhões de euros.  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório