Inovação e Tecnologia

Novo papel de parede evita “roubos” de sinal Wi-Fi

Cientistas franceses desenvolveram um novo tipo de papel de parede com o objetivo de bloquear a entrada de estranhos na rede Wi-Fi da casa do utilizador.
Versão para impressão
Um grupo de cientistas do Instituto Politécnico de Grenoble e do Centre Technique du Papier, em França, desenvolveu um novo tipo de papel de parede com o objetivo de bloquear a entrada de vizinhos e estranhos na rede Wi-Fi da casa do seu utilizador e os possíveis “roubos” de Internet.
 
De acordo com o ITProPortal, este papel inovador deverá começar a ser vendido em 2013, depois de a empresa finlandesa Ahlstron adquirir a licença. O portal adianta que o papel de parede em questão contém partículas de prata dispostas de forma a criar padrões específicos, o que lhe permite filtrar três frequências de rádio diferentes em simultâneo.
 
Há alguns anos foi concebido um modelo semelhante, que custava aproximadamente 500 libras por metro quadrado (cerca de 620 euros). Porém, M. Lemaître-Auger, do Instituto Politécnico de Grenoble, já garantiu que o novo papel deverá ter o mesmo preço que um de “média gama”. Portanto, o cliente poderá cobri-lo com outro papel consoante o próprio gosto.
 
Os responsáveis pela invenção salientaram, no entanto, que, apesar de ser capaz de bloquear o sinal Wi-Fi, os utilizadores não devem encará-lo como uma solução absoluta de segurança. Este pode continuar a ser captado por portas e janelas ainda que, com o novo papel, sejam bem mais reduzidas as probabilidades de alguém invadir a rede.

[Notícia sugerida por David Ferreira]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub