Cultura

Novo órgão da Sé de Aveiro atrai milhares de visitantes

Desde a inauguração do novo orgão de tubos, em Julho de 2013, a Sé de Aveiro já recebeu mais de 3.000 pessoas para assistir às dezenas de obras musicais, de diferentes épocas e compositores musicais nacionais e estrangeiros que se fizeram ouvir nos c
Versão para impressão
Desde a inauguração do novo orgão de tubos, em Julho de 2013, a Sé de Aveiro já recebeu mais de 3.000 pessoas para assistir às dezenas de obras musicais, de diferentes épocas e compositores musicais nacionais e estrangeiros que se fizeram ouvir nos concertos e recitais de música sacra.
 
Segundo a Diocese, em apenas três dos concertos ali promovidos – o concerto inaugural e os dois da Missão Jubilar – foram contabilizadas cerca de 2.000 pessoas. Nos restantes, os dados apontam para “uma participação muito regular e fiel, sempre acima da centena”, o que, para a entidade, “manifesta o interesse das pessoas pela música para órgão, em particular, e pela música sacra, em geral”.
 
Reforçada por estas estatísticas, a música para coro e órgão volta à Sé já no próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 16 horas, no âmbito do ciclo inaugural do novo órgão de tubos da catedral aveirense. Num concerto com entrada livre, o grupo 'Capella Bracarensis' vai interpretar obras de compositores portugueses como Azedo Oliveira, Manuel Faria, Joaquim dos Santos e Manuel Simões, sempre acompanhado pelo organista António Costa Gomes. 
 
O ciclo inaugural decorre durante um ano e prevê outros cinco concertos antes da nova programação musical e cultural. O novo órgão de tubos da Sé de Aveiro teve o seu concerto de estreia em Julho de 2013, sendo constituído por 32 registos, com 1.895 tubos e desenhado por Pécsi Orgonaépítö Manofaktúra Kft, da Hungria.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub