Inovação e Tecnologia

Novo mapa da ESA pode ajudar a prever catástrofes

A Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com a Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, disponibilizou o mais detalhado mapa-mundo existente até ao momento. Disponível no portal do projeto Globcover, a nova cartografia inclui dados que pod
Versão para impressão
A Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com a Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, disponibilizou o mais detalhado mapa-mundo existente até ao momento. Disponível no portal do projeto Globcover, a nova cartografia inclui dados que podem ajudar a prever situações de emergência em todo o mundo.

Com uma resolução dez vezes superior à de outros mapas, este modelo da ESA será uma ferramenta útil para estudar os efeitos das mudanças climáticas e ainda para estimar a perda de biodiversidade no planeta.

O mapa foi criado a partir de dados obtidos em 2009, pelo instrumento MERIS (Medium Resolution Imaging Spectometer) do satélite Envisat, lançado ao espaço em 2002.

Tal como a versão anterior, de 2005, esta cartografia integra 23 classes de cobertura terrestre baseadas na classificação da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) das Nações Unidas.

Saiba mais aqui.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub