Inovação e Tecnologia

Novo GPS projeta informações no pára-brisas

Uma empresa de sistemas de navegação apostou num equipamento capaz de projetar as indicações no para-brisas do automóvel. O objetivo é proporcionar uma condução mais segura, facilitando a visualização e perceção das indicações fornecidas pelo navegad
Versão para impressão
Uma empresa de sistemas de navegação GPS apostou num equipamento capaz de projetar as indicações no para-brisas do automóvel. O objetivo é oferecer uma condução mais segura, facilitando a visualização e perceção das indicações fornecidas pelo navegador.
 
A aposta é da marca Garmin que, com esta tecnologia futurista, não exige que o condutor tire os olhos da estrada para compreender as informações de rota.

Através do Head-Up Display (HUB), colocado no 'tablier' da viatura, a informação facultada pela aplicação de navegação da marca (disponível para smartphone) é projetada numa película que é instalada na parte inferior do para-brisas.

 
Desta forma, o condutor consegue visualizar o mapa, a sua rota, as direções a seguir, os alertas de velocidade, o tempo estimado para chegar ao local e demais indicadores diretamente à sua frente, no vidro da viatura.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a marca avança que a visualização de todas as indicações e informações é também significativamente melhorada.

Com o HUB, a imagem projetada é nítida e possui uma dimensão superior àquela oferecida pelo ecrã de um telefone, permitindo uma interpretação perfeita dos mapas, sem interferir na concentração do condutor. 

A película onde é feita a projeção é totalmente transparente, não interferindo no campo de visão do condutor, ajustando automaticamente a claridade do display, consoante seja dia ou noite.

 
Quanto às indicações sonoras, as mesmas são audíveis através do sistema de som do carro, ao qual está ligado, via Bluetooth, o telefone com a aplicação de navegação da Garmin.
 
Ainda de encontro a uma maior segurança ao volante, o novo sistema garante acesso e uma visualização permanente dos mapas, mesmo quando o utilizador recebe uma chamada no telefone móvel. 
 
A ligação do equipamento, até agora só disponível em viaturas topo de gama, é feita ao isqueiro do carro.

O novo sistema de navegação deverá sair para o mercado ainda este mês, com um preço recomendado de 149 euros.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub