Cultura

Novo espaço cultural no Chiado

A Faculdade de Belas Artes e o Museu do Chiado vão partilhar já no inicio de 2011 o espaço que a PSP vai libertar, no âmbito de um projeto cultural para dinamizar aquela zona histórica de Lisboa.
Versão para impressão
A Faculdade de Belas Artes e o Museu do Chiado vão partilhar já no inicio de 2011 o espaço que a PSP vai libertar, no âmbito de um projeto cultural para dinamizar aquela zona histórica de Lisboa.

O diretor do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), João Brigola, revelou em entrevista à Agência Lusa ter “a garantia do Ministério da Administração Interna de que a PSP vai sair do Convento de São Francisco até ao final de 2010”.

Garantias dadas após uma reunião realizada recentemente entre o Ministério da Cultura, o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Reitoria da Universidade de Lisboa.

A saída da PSP e do Governo Civil de Lisboa do quarteirão de edifícios onde está instalado o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e a Faculdade de Belas Artes é um projeto antigo, que atravessou vários governos, e que tem sido sempre adiado.

“Haverá espaços comuns às duas entidades, alguns abertos ao público, e já há a possibilidade de comunicar entre ambas através de um portão que dá acesso à zona da cafetaria do museu”, indicou o responsável.

Com a saída da PSP e, futuramente, do Governo Civil de Lisboa, “surge a oportunidade de ocupar com a cultura aquele que será, porventura, o último grande espaço no centro da cidade”, sublinhou o diretor do IMC.

O projeto de criação de um centro artístico e cultural vai contar com o envolvimento da Academia Nacional de Belas Artes, também com sede no quarteirão.

O Museu do Chiado – que celebra cem anos de existência em 2011 – aguarda há décadas por alargar os cerca de 700 metros quadrados que possui para mostrar um acervo com mais de 4500 obras desde 1850 até à atualidade, sobretudo de arte portuguesa.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório