Saúde

Novo centro hospitalar de Évora em 2014

O contrato para a elaboração do projeto do novo Hospital de Évora foi assinado pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, na passada terça-feira. A nova unidade vai ter capacidade para 351 camas, extensível a 440, em quartos maioritariamente individuais e a
Versão para impressão
O contrato para a elaboração do projeto do novo Hospital de Évora foi
assinado pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, na passada terça-feira. A
nova unidade vai ter capacidade para 351 camas, extensível a 440, em
quartos maioritariamente individuais e a sua construção corresponde a
uma reivindicação já antiga da Câmara Municipal de Évora.  

Prevê-se que o hospital esteja concluído no final de 2014, um prazo que Ana Jorge considera realista, afirmou à agência Lusa.

“É necessário um novo hospital. As populações, os profissionais, os autarcas, bem o sabem e reconhecem. Estamos a falar da substituição de um conjunto de edifícios dispersos, por um único edifício, que concentra todas as valências. Mas estamos a falar também da necessidade de introduzir equipamentos tecnologicamente mais avançados. E é o que se vai fazer agora”, afirmou a Ministra aquando da celebração do contrato para o projeto da nova unidade.

O novo Hospital de Évora irá servir 150 mil pessoas dos 14 concelhos do distrito de Évora. Numa segunda linha, serão também abrangidas mais 440 mil pessoas dos restantes 33 concelhos alentejanos.

A área do edifício em projeção será envolvida por mais de 170 mil metros quadrados de espaços verdes e 1605 lugares de estacionamento.

O consórcio liderado pelo arquiteto Souto Moura foi o vencedor do Concurso Internacional para a elaboração deste projeto.

O investimento, na ordem dos 94 milhões de euros, é assegurado por fundos próprios do Hospital do Espírito Santo, quer pelo seu capital, quer pela alienação de património e pelo recurso a fundos comunitários, informa ainda a Lusa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório