Inovação e Tecnologia

Novo carro com airbag exterior para proteger peões

O V40, novo veículo da Volvo conta com um sistema de "airbag" exterior, acionado em caso de qualquer impacto entre o carro e uma pessoa.
Versão para impressão
O V40, novo veículo da Volvo, traz ao mundo automóvel duas novidades que poderão minimizar os danos causados pelos acidentes rodoviários. Porém, desta vez, as novidades destinam-se a proteger não apenas o condutor mas, e sobretudo, os peões.

Trata-se de um sistema de “airbag” exterior, acompanhado por um sistema de travagem inteligente, que automaticamente detetam movimentos humanos e um potencial impacto do carro com uma pessoa, ativando mecanismos de proteção. O automóvel, uma carrinha de cinco portas apresentada no Salão de Genebra, na Suíça, comporta sensores dianteiros que registam todo o contacto físico entre o carro e um peão ou ciclista. 


Caso os sensores pressintam qualquer tipo de impacto, é imediatamente acionada uma bolsa insuflável na parte frontal do veículo – o “airbag” exterior – junto ao pára-brisas, que se destina a diminuir a violência do choque entre o corpo e o o capot. Embora se trate de um equipamento complexo, já foi testado pelos engenheiros da marca, que garantem a sua eficácia.
 
Este modelo conta ainda com um sistema de travagem inteligente, possível graças a um “scanner” presente na dianteira que capta os movimentos humanos. Quando alguém se atravessa no caminho, o veículo detecta a sua presença e trava de forma automática.

De acordo com os especialistas, a utilização deste sistema não é novo para evitar choques com as traseiras dos carros, mas é uma grande inovação no que respeita ao uso para aumento da segurança dos peões.

 
A comercialização do V40 na Europa está prevista para Maio, sendo que a Volvo espera vender, por ano, 90 mil unidades do novo modelo.

[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo e Raquel Melo Martins]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório