Saúde

Novo aparelho facilita controlo da diabetes

NULL
Versão para impressão
Um novo dispositivo médico de quarta geração, recentemente lançado em Portugal, possibilita uma monitorização contínua da glicose (CGM) pelos profissionais de saúde, assegurando assim um melhor controlo da diabetes.

O aparelho revela as oscilações glicémicas que, muitas vezes, não são detetadas nos testes tradicionais (HbA1C e medições capilares) e pode ser utilizado pelos pacientes nas suas atividades rotineiras do dia-a-dia, uma vez que é à prova de água.

Segundo uma avaliação realizada em dez centros clínicos em Portugal e Espanha, o aparelho ajudou a alterar ou ajustar a terapia de 97% dos doentes e em 91% dos casos detetou eficazmente situações de hiperglicemia, ao contrário dos métodos tradicionais.

O novo sistema fornece relatórios que os médicos podem utilizar para educar os pacientes sobre a terapia e as mudanças de estilo de vida que podem introduzir para melhorar a sua saúde.

O dispositivo, comercializado pela Meditronic, inclui ainda um sensor de glicose descartável e um gravador de dados de pequenas dimensões que regista automaticamente as informações recolhidas, reduzindo significativamente o tempo que o profissional de saúde necessita para implementar a terapia.

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica provocada pela falta absoluta de insulina devido à destruição de células do pâncreas que produzem esta hormona. De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, existem 285 milhões de pessoas com diabetes a nível mundial, 10% dos quais com diabetes tipo 1.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub