Ambiente

Novo aerogerador produz o dobro da energia

Inspirada pelo funcionamento dos papagaios de papel, empresa norte-americana Joby Energy está a desenvolver um novo aparelho de captação de energia eólica capaz de voar até aos 10 600 metros de altitude e que poderá produzir o dobro da eletricidade f
Versão para impressão
Inspirada pelo funcionamento dos papagaios de papel, empresa norte-americana Joby Energy está a desenvolver um novo aparelho de captação de energia eólica capaz de voar até aos 10 600 metros de altitude e que poderá produzir o dobro da eletricidade face aos aerogeradores convencionais.

A captação de vento a grandes altitudes para a produção energética não é um conceito inovador, até porque, como diz JoeBen Beverit, da Joby Energy, “o vento global é uma fonte imensa de energia, gerando cerca de 870 terawatts [biliões de watts] na zona da troposfera”. Contudo, os avanços tecnológicos permitem agora concretizar essa ideia.

Atualmente em fase de testes, o aparelho desenvolvido pela Joby Energy é alegadamente portátil e acarreta menores custos de produção comparativamente às turbinas eólicas convencionais. Citado pela BBC, JoeBen Beverit afirma que o aparelho “funciona a altitudes cinco vezes superiores às turbinas convencionais, [e por isso] a velocidade e consistência do vento resultam numa maior quantidade de energia obtida regularmente”.

As turbinas de grande altitude da Joby Energy possuem estruturas autónomas que levantam voo verticalmente, enquanto se deslocam até à altitude permitida. O voo é controlado por um sistema computorizado avançado e a eletricidade captada é enviada para o solo por um cabo até uma subestação, onde a corrente contínua (DC) é convertida em corrente alterna (AC), para que seja possível ligá-la a uma rede elétrica.

E porque o funcionamento da tecnologia se assemelha ao de um papagaio de papel, quanto maior for a altitude da estrutura, maior quantidade de energia será capaz de gerar. Contudo, as linhas aéreas norte-americanas impedem que o aparelho atinja a sua máxima altitude: 10.600 metros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório