Inovação e Tecnologia

Novas tecnologias ajudam idosos a ocupar o tempo

Os mais de cem utentes do Lar São João de Deus, no Mogadouro, em Bragança, têm vindo a descobrir novas formas de ocupar o seu tempo graças às novas tecnologias. O objetivo é "criar novos hábitos" e alargar os horizontes daquele grupo de idosos.
Versão para impressão
Os mais de cem utentes do Lar São João de Deus, no Mogadouro, em Bragança, têm vindo a descobrir novas formas de ocupar o seu tempo  graças às novas tecnologias. O objetivo é “criar novos hábitos” e alargar os horizontes daquele grupo de idosos.

À agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Mogadouro (SCMM), João Henriques, conta que os utentes são “desafiados” pelos técnicos da instituição a explorar os jogos das consolas eletrónicas e o computador como meio de entretimento e de comunicação com familiares que se encontram distantes.

“Em vez de os utentes estarem preocupados com formas de passar o tempo, trazendo por vezes à recordação episódios menos bons da vidas, nós queremos que eles estejam ocupados e descubram novas vocações e mesmo as novas tecnologias”, diz o responsável.

Todas as atividades são desenvolvidas em grupo e têm tido grande adesão por parte dos idosos, que assim encontram alternativas aos tradicionais jogos de cartas ou dominó para ocuparem a mente.

O septuagenário Carolino Alves orgulha-se de já conseguir escrever os seus poemas no computador, uma máquina que antes lhe parecia “uma caixa de sabão”.

Recorda a juventude passada com “muitos jogos de terreiro como a macaca, o pião, a bilharda” e a ginástica, mas reconhece que “estas modernices são umas engenhocas que desafiam qualquer um”.

Segundo a Lusa, o Lar São João de Deus em Mogadouro foi recentemente remodelado, num investimento de 800 mil euros. Melhorar as condições dos idosos é, portanto, uma das prioridades no Mogadouro, concelho onde cerca de 26% da população tem mais de 65 anos, num universo com 11.208 habitantes.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub