Sociedade

Novas Oportunidades: 400 mil diplomados

Foram esta semana entregues a 300 trabalhadores de empresas da região do Porto os diplomas de vários graus de ensino no âmbito das Novas Oportunidades. De acordo com o portal do Governo, foram já diplomados pelas Novas Oportunidades 400 mil pessoas e
Versão para impressão
Foram esta semana entregues a 300 trabalhadores de empresas da região do Porto os diplomas de vários graus de ensino no âmbito das Novas Oportunidades. De acordo com o portal do Governo, foram já diplomados pelas Novas Oportunidades 400 mil pessoas em todo o país e estão mais de 1,2 milhões inscritas.

A cerimónia de entregue decorreu em Matosinhos com a presença do primeiro-ministro José Sócrates. Segundo o primeiro-ministro estas pessoas são “um exemplo para todos os portugueses” e “um investimento no país”. “Temos orgulho no vosso trabalho, e percebo bem a vossa alegria e satisfação e quero partilhá-la”, afirmou.

A iniciativa Novas Oportunidades visa alargar o envolvimento das entidades empregadoras, favorecendo a competitividade das empresas através da qualificação dos seus trabalhadores. O objetivo é alargar o referencial mínimo de formação até ao 12.º ano de escolaridade para jovens e adultos.

O Governo pretende assim aumentar as qualificações dos portugueses e reduzir a distância que separa Portugal dos países mais desenvolvidos nesta matéria. Através dos protocolos de cooperação, as entidades empregadoras comprometem-se a mobilizar os seus empregados para percursos de qualificação integrados no Sistema Nacional de Qualificações, tendo como objetivo o 12.º ano como patamar mínimo de qualificação.

Dos cerca de 91 protocolos de cooperação para a qualificação de âmbito nacional integrados na Iniciativa Novas Oportunidades, um número cada vez mais significativo envolve empresas, abrangendo já um universo potencial de 700 mil trabalhadores com qualificações inferiores ao 12.º ano.

O PM afirmou que os novos diplomados têm agora condições para ser melhores cidadãos, acrescentando que ter ouvido como dois dos diplomados elogiaram o ganho pessoal que tiveram com as Novas Oportunidades, “dá ânimo para enfrentar muitas das contrariedades da política”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório