Mundo

Novas imagens em alta resolução do planeta Saturno

No polo norte de Saturno, a sonda espacial Cassini captou as imagens animadas com maior resolução de sempre de uma corrente de jato de seis lados, conhecida como o "hexágono".
Versão para impressão
No polo norte de Saturno, a sonda espacial Cassini captou as imagens animadas com maior resolução de sempre de uma corrente de jato de seis lados, conhecida como o “hexágono”.
 
Já é possível ver Saturno em alta definição. A missão da sonda Cassini da NASA foi a primeira a obter imagens animadas que dão uma visão completa da parte superior do planeta até cerca de 70 graus de latitude. Aqui localiza-se o jato batizado de “hexágono”. 
 


A sonda utilizou filtros de cor para obter imagens do hexágono, uma corrente de jato ondulada de que abrange cerca de 20.000 milhas (30, 000 km) de diâmetro. O jato percorre 200 milhas por hora (cerca de 322 quilómetros por hora) e no seu centro gira uma enorme tempestade. Não existe mais nenhum jato deste tipo em todo o sistema solar. 
 
Andrew Ingersoll, membro do Instituto de Tecnologias da Califórnia, revela que “um furacão na Terra normalmente dura duas semanas, mas este tem durado décadas e talvez quem saiba anos”. 
 
As imagens em HD do “hexágono” de Saturno só foram agora possíveis pois o sol começou a iluminar o seu interior apenas no fim de 2012. Cassini captou imagens durante 10 horas com câmaras de alta resolução que permitiram aos cientistas uma melhor observação das estruturas nublosas que compõem o “hexágono”. 
 
“À medida que nos aproximamos do solstício de verão de Saturno em 2017, as condições de iluminação sob o polo norte vão melhorar, e estamos muito ansiosos para acompanhar as mudanças que ocorrem tanto dentro como fora do limite do hexágono”, explica Scott Edgington, cientista do do projeto Cassini. 
 
Kunio Sayanagi, membro da equipa da NASA, declara que “o jato hexagonal atua como uma barreira, cujos resultados são semelhantes ao buraco do ozono da Antártica”. 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub