Ambiente

Novas fontes hidrotermais descobertas nos Açores

Uma equipa internacional de 30 cientistas, incluindo biólogas portuguesas, identificou um campo de fontes hidrotermais ao largo dos Açores. As chaminés das fontes, formadas pela acumulação de materiais trazidos pela água, têm um metro de altura e fau
Versão para impressão
Uma equipa internacional de 30 cientistas, incluindo biólogas portuguesas, identificou um campo de fontes hidrotermais ao largo dos Açores. As chaminés das fontes, formadas pela acumulação de materiais trazidos pela água, têm um metro de altura e fauna característica destes ambientes. A água atinge os 300 graus Celsius.

Em missão desde o início de setembro, os investigadores do Centro para as Ciências Ambientais Marinhas e do Instituto para a Microbiologia Marinha Max Planck, ambos em Bremen, Alemanha, procuravam aprofundar os seus conhecimentos sobre um outro campo, designado Menez Gwen, a sudoeste do Faial.

Acabaram por identificar uma coluna de água por cima do chão marinho com grande precisão, graças a um sondador de múltiplos feixes de som de última geração. Os cientistas depararam-se então com uma pluma de bolhas de gás, que indiciava a presença das fontes, e foram à sua procura com um robô submarino não tripulado, avança o jornal Público.

Este novo campo, tal como muitos outros, situa-se dentro das 200 milhas da zona económica exclusiva (ZEE) portuguesa. As primeiras fontes hidrotermais nos Açores foram descobertas em 1992, por uma equipa norte-americana.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório