Ambiente

Novas espécies descobertas na Nova Guiné

Cientistas que exploravam uma floresta remota na Indonésia dizem ter descoberto uma série de novas espécies incluindo um sapo Pinóquio (na foto), um pombo imperial e uma nova espécie de canguru. Os exploradores trabalhavam nas montanhas Foja na Nova
Versão para impressão
[Fotos: National Geographic]

Cientistas que exploravam uma floresta remota na Indonésia dizem ter descoberto uma série de novas espécies incluindo um sapo Pinóquio (na foto), um pombo imperial e uma nova espécie de canguru. Os exploradores trabalhavam nas montanhas Foja na Nova Guiné em 2008 e divulgaram agora a descoberta por ocasião do dia Internacional da Biodiversidade que se celebra a 22 de maio.
 
“Lugares como este representam um futuro saudável para todos nós e mostra que ainda não é demasiado tarde para travar a atual crise de extinção de espécies” comentou à Reuters Bruce Beehler, investigador da Conservation International que participou na expedição às montanhas Foja liderada também pela National Geographic Society.

“Enquanto animais e plantas estão a ser varridos da terra a um passo nunca visto em milhares de anos, a descoberta destas incríveis formas de vida são notícias muito positivas”, acrescentou o mesmo investigador.

Entre as descobertas estão um sapo Pinóquio com nariz pontiagudo que se inclina para cima quando o macho está mais ativo. “Esta foi uma feliz descoberta acidental, quando o herpetólogo Paul Oliver encontrou um destes sapos em cima de um saco de arroz no acampamento”, explica a Conservation International em comunicado citado pelo Público.

A equipa encontrou também um pequeno rato das árvores, uma borboleta branca, e um marsupial extremamente raro.

“Talvez a maior surpresa da expedição tenha surgido quando o ornitólogo Neville Kemp avistou um casal de pombos imperiais”, acrescenta a organização. Os biólogos acreditam que as aves façam parte de uma população com muito poucos indivíduos.

A edição de junho da National Geographic terá um artigo especial sobre esta descoberta. Pode ler e ver mais imagens destas espécies clicando aqui.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório