Ciência

Novas espécies de sapos descobertas na Colômbia

Uma expedição científica à Colômbia revelou-se mais frutífera do que se julgava: enquanto os cientistas envolvidos procuravam uma espécie de sapo tida como extinta, foram descobertas outras três nunca antes identificadas. As novas espécies tendem a s
Versão para impressão
[Fotografia: © Robin Moore/iLCP]

Uma expedição científica à Colômbia revelou-se mais frutífera do que se julgava: enquanto os cientistas envolvidos procuravam uma espécie de sapo tida como extinta, foram descobertas outras três nunca antes identificadas. As novas espécies tendem a ser mais dinâmicas durante o dia, um comportamento raro entre anfíbios.

De acordo com a BBC, um dos sapos agora identificados, encontrado a dois mil metros de altitude, é muito pequeno – tem entre três a quatro centímetros de comprimento – e possui olhos vermelhos.

“Nunca vi um sapo com olhos de um vermelho tão vibrante”, explicou Robin Moore, líder da expedição, acrescentando que “este traço é pouco comum entre anfíbios e a descoberta oferece uma oportunidade incrível para aprendermos mais sobre como e por que o animal evoluiu desta maneira”.

A segunda espécie identificada apresenta características igualmente invulgares: com menos de dois centímetros de comprimento, possui uma cabeça em forma de bico que os cientistas comparam à do vilão da série televisiva “Os Simpsons”, Montgomery Burns.

Além disso, o seu processo de crescimento não inclui a fase de girino.

A terceira espécie encontrada na expedição coordenada pela Conservation International, em parceria com a International Union for the Conservation of Nature, corresponde a um sapo que produz veneno, embora não tão venenoso como muitos de seus parentes.

Apesar destas descobertas, os cientistas não conseguiram localizar a espécie que procuravam: o sapo da Mesopotâmia (Rhinella rostrata), que terá sido visto pela última vez em 1914.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório