Desporto Em Destaque

Novartis e ANEA juntam nadadores nacionais e pessoas com espondilite anquilosante num torneio de coragem e superação

I Torneio de Natação ANEA é a primeira grande ação do Programa EA Team, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade portuguesa para a Espondilite Anquilosante
Versão para impressão

Grandes atletas nacionais e doentes de Espondilite Anquilosante (EA) fizeram equipa, este domingo, no I Torneio de Natação ANEA. Juntos, nadaram lado a lado para chamar a atenção para uma doença que atinge cerca de 50 mil portugueses1. A equipa vencedora foi o Ginásio Clube de Vila Real, representada pelo atleta federado Miguel Passos e Joana Mil Homens e Fátima Falua, pessoas com Espondilite Anquilosante.

Pela primeira vez, 10 principais clubes do campeonato nacional de natação juntaram-se num torneio que visa sensibilizar para a EA. O Sport Lisboa e Benfica (SLB), o Sporting Clube de Portugal (SCP), o Futebol Clube do Porto (FCP) e o Sporting Clube de Braga (SCB) foram alguns dos clubes que marcaram presença, juntamente com doentes com EA que representaram várias regiões do país.

O I Torneio de Natação ANEA tem como principais objetivos dar a conhecer a Espondilite Anquilosante e incentivar a uma prática regular de exercício físico como um dos factores, que em conjunto com o tratamento, ajudam a melhorar o prognóstico da doença. A EA é uma doença que afeta a mobilidade e pode ter um forte impacto na sua qualidade de vida2,3. Contudo, com o tratamento adequado e prática de exercício físico, como a natação, é possível atrasar a progressão da doença e reduzir o impacto dos sintomas.

O I Torneio de Natação ANEA é uma iniciativa da Novartis e Associação Nacional de Espondilite Anquilosante e conta com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Natação (FPN) e da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR). Esta é a primeira grande ação do programa EA Team, que pretende promover um maior conhecimento da sociedade sobre a Espondilite Anquilosante e incentivar os doentes a ter um papel mais ativo na gestão da sua doença.

Mais informações no site: http://ea-team.pt

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub