Inovação e Tecnologia

Nova tecnologia de refrigeração criada em Coimbra

NULL
Versão para impressão
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma tecnologia inovadora de refrigeração por vácuo, capaz de arrefecer alimentos e bebidas dez vezes mais rapidamente do que os equipamentos tradicionais, como os frigoríficos, sem interferência na qualidade do produto.

É a primeira vez que esta tecnologia, batizada SuperCooling, é explorada em Portugal e, embora se encontre ainda em fase de protótipo, promete ter um forte impacto tanto no setor doméstico como em vários setores de mercado, nomeadamente na restauração e na hotelaria.

“Nos hotéis, para que as bebidas se mantenham sempre frescas, é necessário que o minibar esteja continuamente em funcionamento, representando elevados consumos energéticos. Com esta nova tecnologia, o refrigerador só consome a energia necessária para o arrefecimento dos produtos, o que é um processo muito rápido, ou seja, significa uma poupança muito significativa de energia”, explicou Cátia Augusto, uma das investigadoras, em comunicado.

Além de rápida e economicamente vantajosa, a tecnologia tem ainda outra mais-valia. Segundo Cátia Augusto, trata-se de uma tecnologia muito versátil que, portanto, “poderá dar origem a uma nova geração de equipamentos ou ser acoplada nos equipamentos atuais” e até ser aplicada noutros processos do quotidiano além da refrigeração.

A investigação iniciou-se há dois anos e os resultados obtidos até ao momento são promissores. Com recurso a esta tecnologia, a equipa já conseguiu, por exemplo, arrefecer uma garrafa de água de 33cl em apenas 3 minutos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório