Cultura

Nova pintura de Michelangelo terá sido descoberta

NULL
Versão para impressão
Uma pintura recentemente descoberta está a ser atribuída a Miguelangelo pelo especialista Antonio Forcellino, um restaurador e estudioso da arte renascentista, que garante ter identificado o autor da obra que se encontra na Universidade de Oxford, Reino Unido, noticiou este sábado o jornal britânico The Independent.

“Crocifissione con la Madonna, San Giovanni e due angeli piangenti” é o nome da pintura que se pensava ter sido concebida por Marcello Venusti, contemporâneo do pintor renascentista. Antonio Forcellino terá sido surpreendido pela mestria artística com que a obra tinha sido pintada. “Ninguém para além de Michelangelo poderia ter pintado uma obra-prima como aquela”, disse ao The Independent o historiador de arte italiano.

A obra retrata a crucificação de Jesus, e pelas semelhanças que tinha com outras duas pinturas de Venusti foi-lhe atribuída também.

Após examinar detalhadamente a obra, servindo-se de tecnologia avançada e inra-vermelhos Forcellino diz que se vê “imediatamente” a diferença entre este trabalho e o de Venusti”.

No mês passado Forcellino encheu os títulos dos jornais internacionais, por defender a autoria do mestre renascentista num dos quadros que uma família americana guardava atrás de um sofá. No seu último livro, – “The Lost Michelangelos” – Forcellino relata a descoberta destas duas raridades.

“A figura de Cristo é claramente doutro campeonato…A modelagem era mais forte, e a pintura e expressão facial tinham uma clareza que driava a sensação de estarmos perante um artista maior”, escreve Forcellino, citado pelo “The Independent”.

A pintura estaria na posse da Campion Hall – departamento privado da comunidade jesuíta da Universidade de Oxford – tendo sido adquirida pela instituição num leilão, na década de 1930.

Brendan Callaghan, responsável pelo Hall, considera que se a teoria de Forcellino se vier a confirmar, a obra não poderá ser mantida naquele espaço. “É uma peça muito bonita, mas demasiado valiosa para ser mantida nas nossas paredes”, afirmou.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub