Cultura

Nova pintura de Michelangelo terá sido descoberta

NULL
Versão para impressão
Uma pintura recentemente descoberta está a ser atribuída a Miguelangelo pelo especialista Antonio Forcellino, um restaurador e estudioso da arte renascentista, que garante ter identificado o autor da obra que se encontra na Universidade de Oxford, Reino Unido, noticiou este sábado o jornal britânico The Independent.

“Crocifissione con la Madonna, San Giovanni e due angeli piangenti” é o nome da pintura que se pensava ter sido concebida por Marcello Venusti, contemporâneo do pintor renascentista. Antonio Forcellino terá sido surpreendido pela mestria artística com que a obra tinha sido pintada. “Ninguém para além de Michelangelo poderia ter pintado uma obra-prima como aquela”, disse ao The Independent o historiador de arte italiano.

A obra retrata a crucificação de Jesus, e pelas semelhanças que tinha com outras duas pinturas de Venusti foi-lhe atribuída também.

Após examinar detalhadamente a obra, servindo-se de tecnologia avançada e inra-vermelhos Forcellino diz que se vê “imediatamente” a diferença entre este trabalho e o de Venusti”.

No mês passado Forcellino encheu os títulos dos jornais internacionais, por defender a autoria do mestre renascentista num dos quadros que uma família americana guardava atrás de um sofá. No seu último livro, – “The Lost Michelangelos” – Forcellino relata a descoberta destas duas raridades.

“A figura de Cristo é claramente doutro campeonato…A modelagem era mais forte, e a pintura e expressão facial tinham uma clareza que driava a sensação de estarmos perante um artista maior”, escreve Forcellino, citado pelo “The Independent”.

A pintura estaria na posse da Campion Hall – departamento privado da comunidade jesuíta da Universidade de Oxford – tendo sido adquirida pela instituição num leilão, na década de 1930.

Brendan Callaghan, responsável pelo Hall, considera que se a teoria de Forcellino se vier a confirmar, a obra não poderá ser mantida naquele espaço. “É uma peça muito bonita, mas demasiado valiosa para ser mantida nas nossas paredes”, afirmou.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório