Sociedade

Nova nota de 5 euros entra hoje em circulação

A nova nota de cinco euros da série Europa entra hoje em circulação, com um conjunto de elementos de segurança para impedir fraudes. Esta é a primeira de uma nova série de notas de euro que será colocada, gradualmente, no mercado.
Versão para impressão
A nova nota de cinco euros da série Europa entra hoje em circulação, com um conjunto de elementos de segurança para impedir fraudes. Esta é a primeira de uma nova série de notas de euro que será colocada, gradualmente, no mercado, ao longo de vários anos.

Na apresentação da nova nota, que aconteceu esta segunda-feira, o governador do Banco de Portugal, citado pela agência Lusa, explicou que a mesma tem “elementos de segurança mais robustos” para “prevenir tentativas de colocação em circulação de notas contrafeitas”.

Esta prevenção reveste-se de um caráter especialmente importante considerando que, na zona euro, em 2012, em cada milhão de notas de euro, 33 eram contrafeitas, um número que, apesar de tudo, representa uma redução face à média de 51 notas detetada em 2010.

Em contraluz é visível na nova nota a face da “Europa”, a figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente europeu e que dá a cara a esta série de notas do euro.

Um elemento de segurança inovador é o número esmeralda, que muda de cor consoante o ângulo de observação e, com o movimento ascendente e descendente, apresenta um efeito luminoso de movimento.

Além disso, nas margens esquerda e direita da frente da nota, existem  pequenas linhas impressas em relevo, que facilitam a identificação das notas, especialmente por cegos e amblíopes.  

Apesar do lançamento desta nova série de notas de cinco euros, a antiga mantém-se em circulação, sem perder o seu valor, pelo que não é necessário efetuar qualquer troca. A coleção antiga vai ser progressivamente retirada do mercado.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub