Mundo

Nova Iorque: Cabinas com Internet e ecrã tátil

No próximo mês vão ser instalados ecrãs táteis com ligação à internet dentro de 250 antigas cabinas da cidade, para lhes devolver a vitalidade num momento em que têm caído em desuso.
Versão para impressão
Com a difusão dos telemóveis, as quase 13 mil cabinas telefónicas espalhadas pela cidade de Nova Iorque estão a cair em desuso. Várias soluções têm sido apontadas, mas a cidade chegou agora a uma decisão: no próximo mês vão ser instalados ecrãs táteis com ligação à Internet dentro de 250 antigas cabinas.
 

O projeto-piloto vai substituir alguns dos menos utilizados telefones públicos da cidade por um dispositivo que tem mais ou menos o aspeto de um iPad gigante. Se a iniciativa tiver a adesão desejada, o mesmo acontecerá com as restantes 12 550 cabinas cujo contrato expira em Outubro de 2014.

 
Os novos dispositivos vão apresentar muitas mais funcionalidades além da mera possibilidade de fazer chamadas: vão permitir, por exemplo, procurar informações sobre o bairro, restaurantes mais próximos, promoções de lojas ou notícias sobre o trânsito em diferentes línguas.
 
“O objetivo é testar o equipamento e ver qual é a resposta”,disse Nicholas Sbordone, porta-voz do departamento de Tecnologias da Informação e Telecomunicações da cidade, ao jornal New York Post.
 
Aqueles que se recusam a usar telefones públicos por questões higiénicas também podem ficar mais descansados: a City24x7, empresa responsável pela instalação e manutenção dos sistemas, assegura que a limpeza vai ser muito mais regular e rigorosa.
 
“São construídos para serem lavados com uma mangueira de jato”, disse o CEO da empresa, Tom Touchet, realçando o facto de serem resistentes à “água” e ao “pó”.
 
O financiamento dos aparelhos já está assegurado e estes poderão ainda trazer lucro através da publicidade.

[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório