Saúde

Nova injeção para combater o colesterol

NULL
Versão para impressão
Está a ser testada, nos Estados Unidos, uma nova substância injetável para controlar o mau colesterol, especialmente pensada para aqueles que não reagem favoravelmente ao tratamento convencional por comprimidos, dietas e prática de exercício físico.

Desenvolvida pela farmacêutica Amgen, na Califórnia, esta nova arma para combater o LDL (o tipo de colesterol que entope as artérias e aumenta o risco de enfarte) é administrada através de uma injeção, à semelhança da insulina no combate à diabetes.

O material injetado tem como alvo um recém-identificado regulador de colesterol e consiste num anticorpo monoclonal criado em laboratório. Denominado AMG145, este anticorpo monoclonal irá incapacitar a proteína PCSK9, que interfere na capacidade do fígado de remover o mau colesterol do sangue, contribuindo, assim, para uma melhoria dos níveis de colesterol no organismo.

“A PCSK9 é o primeiro alvo a abater no metabolismo lípido pelo anticorpo monoclonal e isso parece ser um caminho bastante promissor no combate ao mau colesterol”, explicou Clapton Dias, líder da investigação, citado pela imprensa norte-americana.

Os primeiros testes envolveram 54 homens e 2 mulheres saudáveis, dispensados de qualquer tipo de medicação e com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos. Os resultados foram bastante animadores, revelando uma redução em média 64% superior à conseguida com a administração de placebo.

“À medida que a PCSK9 diminuía, mais baixos eram os níveis de mau colesterol”, explica o Dr. Dias. “Com doses ainda mais elevadas, é possível manter os níveis do mau colesterol baixos por um longo período de tempo”.

Não houve quaisquer tipo de reações ou efeitos secundários face às injeções administradas nos voluntários. Mas se estes primeiros participantes eram saudáveis, aqueles que se encontram atualmente em estudo são já indivíduos com elevados níveis de colesterol.

Os investigadores esperam, contudo, uma redução desses mesmos níveis com a administração de múltiplas dosagens de AMG145, à semelhança dos primeiros testes.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório