Ambiente

Nova espécie de lémure encontrada em Madagáscar

Uma nova espécie lémure foi descoberta nas florestas de Madagáscar por um especialista em primatas e presidente da organização Conservação Internacional, Russ Mittermeier, que o avistou pela primeira vez em 1995 e confirmou a sua existência este ano
Versão para impressão
Uma nova espécie lémure foi descoberta nas florestas de Madagáscar por um especialista em primatas e presidente da organização Conservação Internacional, Russ Mittermeier, que o avistou pela primeira vez em 1995 e confirmou a sua existência este ano enquanto filmava um documentário para a BBC.

Os especialistas aguardam agora a confirmação das análises genéticas deste espécime para poderem afirmar se se trata de uma nova espécie ou não.

Este pequeno lémure pertence ao grupo designado por Phaner, que se caracteriza por apresentar listas negras que descem sobre os olhos em forma de garfo (ou forquilha) mas este tem características únicas como a cor do pêlo distinta e uma estrutura nunca antes observada sob a língua que são diferentes em relação a outras espécies deste grupo de lémures.

“Fiquei surpreso por ver ali um lémure com estas características”, disse Mittermeier, citado pelo jornal “The Guardian”. “Soube imediatamente que provavelmente esta era uma nova espécie para a ciência”, explicou o presidente do IC.

Esta é uma descoberta extraordinária já que foi feita em Madagáscar, num dos lugares com a biodiversidade mais ativa de todo o planeta e que tem sofrido graves problemas de desflorestação nos últimos tempos, confome refere ainda o mesmo responsável.

Os lémures são exclusivos desta ilha africana e podem ser, por isso, considerados como em vias de extinção, em especial, este pequeno primata que será batizado como Fanamby, o nome da ONG local que luta para proteger a área florestal de Daraina, onde foi localizado.

Veja o vídeo da descoberta no site da BBC Online clicando aqui.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub