Ciência

Nova descoberta poderá trazer mamutes de volta

Um grupo de investigadores internacionais coordenados pela Rússia anunciou a descoberta, na Sibéria, de restos mortais de mamutes em perfeito estado de conservação. Caso haja células vivas, estes animais poderão regressar através da clonagem.
Versão para impressão
Um grupo de investigadores internacionais coordenados pela Rússia anunciou a descoberta, na Sibéria, de restos mortais de mamutes em perfeito estado de conservação. A grande esperança dos especialistas é, agora, que ainda existam, no material encontrado, células vivas que possam ser recolhidas, o que poderia permitir o regresso à Terra do animal pré-histórico através da clonagem.
 
Entre os achados estão pelos e medula óssea de mamutes, com células onde o núcleo ainda está intacto devido ao facto de todo o material estar congelado. De acordo com Semyon Grigoryev, que liderou a expedição, o próximo passo será procurar sinais de vida nas células recolhidas.
 
“Tudo o que precisamos para a clonagem é uma única célula viva, já que ela consegue reproduzir-se autonomamente. Não teríamos problemas em multiplicá-la, depois, transformando-a em milhares de outras células”, disse o professor da North-Eastern Federal University, citado pela Reuters.
 
Embora o anúnco esteja a gerar grande burburinho nos meios de comunicação social internacionais, o especialista alerta, no entanto, que a possibilidade é remota. “Contamos que o gelo tenha conseguido manter algumas células vivas. Mas é improvável”, confessou, explicando que os restos mortais teriam de estar a uma temperatura estável, entre os -4 ºC e os -20 ºC para que a vida das células não se perdesse.
 
A expedição “Yana 2012” encontrou o restos mortais destes mamutes a semana passada, a cerca de 5 metros de profundidade, num túnel escavado por habitantes locais em busca de ossos, raros e valiosos, deste mamífero extinto há milhares de anos.
 
Desde 1990 que os cientistas têm efetuado tentativas de clonar mamutes com recurso a células recuperadas durante outras investigações, mas nenhuma delas foi, até agora, bem-sucedida.

[Notícia sugerida por David Ferreira]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub