Ambiente

Nova cria de golfinho roaz no estuário do Sado

Tem nome masculino mas é uma fêmea. Depois de ter estado um ano desaparecida, Mr Hook voltou esta semana ao estuário do rio Sado e trouxe consigo uma nova cria de roaz corvineiro. O novo golfinho tem pouco mais de um mês e foi baptizado com o nome de
Versão para impressão
[Foto © DN]

Tem nome masculino mas é uma fêmea. Depois de ter estado um ano desaparecida, Mr Hook voltou esta semana ao estuário do rio Sado e trouxe consigo uma nova cria de roaz corvineiro. O novo golfinho tem pouco mais de um mês e foi baptizado com o nome de Vitória.

A cria, que se junta agora a Batalha (um outro golfinho que nasceu no passado mês de Junho) terá nascido durante o passado mês de Setembro, altura em que geralmente ainda ocorrem nascimentos no seio da comunidade. O regresso de Mr. Hook à comunidade estuariana, acompanhada pela cria, eleva assim para 26 o número de roazes identificados actualmente no rio Sado.

“É uma enorme felicidade, embora haja a possibilidade de os dois golfinhos saírem do estuário para acompanhar os golfinhos costeiros que, de vez em quando, também são avistados ao largo da baía”, disse Pedro Narra ao portal Setúbal na Rede.

Quanto à escolha do nome, o proprietário da empresa “Vertigem Azul” explica que foi escolhido por se tratar “de mais uma vitória para o grupo”.

A progenitora, Mr. Hook, está identificada no Sado desde 1981 e já teve quatro crias: Esperança, Manaia, Bocage e, agora, Vitória. A mãe deverá agora acompanhar a cria ao longo dos próximos 3 a 4 anos, depois de um período de gestação de cerca de um ano.

Relativamente a Batalha, que nasceu em Junho passado, o responsável da “Vertigem Azul” garante que este “se encontra bem e saudável”. “Já está a comer alimentos sólidos e anda com o grupo a aprender a caçar”.

Este nascimento é mais um sinal de esperança para a comunidade de roazes corvineiros do Sado, que se encontra ameaçada devido às alegadas descargas poluentes de algumas indústrias existentes no norte do rio.

[Notícia sugerida pelas utilizadoras Patrícia São Marcos e Ângela Coelho]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório