Literatura

Nova coleção ilustra Portugal através de postais

A Universidade do Minho prepara-se para apresentar a obra "Portugal Ilustrado em Postais", cujo lançamento terá lugar na próxima segunda-feira.
Versão para impressão
A Universidade do Minho prepara-se para apresentar a coleção “Portugal Ilustrado em Postais”, cujo lançamento terá lugar na próxima segunda-feira.
 
A publicação em questão – que resulta de um trabalho coordenado por Moisés de Lemos Martins e Madalena Oliveira, do Instituto de Ciências Sociais – reúne um conjunto de seis booklets sobre postais ilustrados de Bragança, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Portalegre numa caixa de arquivo.
 
Em comunicado, a Universidade explica que os investigadores analisaram a imagem construída e divulgada pelos postais ilustrados ao longo dos anos relativamente às cinco cidades portuguesas tendo por objetivo primordial uma reflexão sobre a cultura visual contemporânea e o papel destes postais na história dos media modernos.
 
Os booklets são, portanto, apontamentos sumários da imagem destas cidades ao espelho dos postais, num formato que repete o jeito dos próprios postais: “brochuras breves, regionalizadas, ilustradas e coloridas que mantém o perfil ágil e afetuoso do objeto colecionável”, descreve a instituição de ensino. 
 
A Universidade do Minho acrescenta que estes postais “fixaram retratos de cidades, gentes, monumentos e objetos de arte”, o que os liga “intimamente” ligados à definição do imaginário popular. 
 
O lançamento da obra vai estar a cargo do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e decorrerá pelas 18.00h do dia 23 de Janeiro na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório