Sociedade

Nova campanha alerta para violência entre jovens

Vai ser lançada esta terça-feira uma campanha nacional contra a violência entre crianças e jovens sob o mote "Quem não me respeita não me merece".
Versão para impressão
Vai ser lançada esta terça-feira uma campanha nacional contra a violência entre crianças e jovens sob o mote “Quem não me respeita não me merece”.
 
A iniciativa é da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e, de acordo com esta associação, tem como objetivo “sensibilizar, em particular os mais jovens, para algumas formas de violência que têm lugar no contexto escola”. 
 
Entre estas formas de violência estão “o bullying, a violência sexual e a violência no namoro”, para as quais a APAV pretende chamar a atenção “através de uma abordagem preventiva e simples que não se limita a evidenciar factos mas que é promotora de uma atitude”, conforme pode ler-se em comunicado no site da associação.
 
Porém, a campanha tem também o propósito de alertar para “as formas de violência mais subtis e frequentemente menos valorizadas” como o gozo, a humilhação, os comentários, os toques de natureza sexual e as atitudes controladoras nos namoros.
 
A campanha vai passar pela divulgação de folhetos e cartazes e pela distribuição de um manual destinado a profissionais que lidam com os jovens, onde as práticas violentas são esquematizadas e se apontam consequências, fatores de risco e estratégias de prevenção e intervenção.
 
Segundo a APAV, o Relatório Anual de 2010 do Sistema de Segurança Interna, elaborado a partir dos dados adquiridos no Programa Escola Segura, registaram-se 4713 ocorrências de violência em contexto escolar no ano letivo 2009/2010.

[Notícia sugerida por Sofia Rodrigues]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório