Fechar



Registe-se na nossa newsletter







Cientistas descobrem sistema solar "alienígena"

Quinta-feira, 26 de Julho de 2012
Ilustração © Cristina Sanchis-Ojeda/MIT
Um grupo internacional de cientistas encontrou um sistema planetário cuja ordem é semelhante à do nosso sistema solar. Os três planetas detetados orbitam de forma alinhada em redor da Kepler-30, uma estrela idêntica ao Sol, fenómeno que nunca tinha sido observado anteriormente.

De acordo com os especialistas, o nosso sistema solar está ordenado de modo perfeito, o que faz com que "os oito planetas orbitem o Sol como os atletas numa corrida, cada um na sua pista e seguindo sempre a mesma linha". 

Pelo contrário, a maioria dos exoplanetas - planetas que orbitam uma estrela que não o Sol - descobertos nos últimos anos apresentam órbitas muito desalinhadas, o que atribui particular importância ao achado da equipa de investigadores do Massachussetts Institute of Technology (MIT), da Universidade da Califórnia e de outras instituições especializadas, único até hoje.

"No nosso sistema solar, a trajetória dos planetas é paralela à rotação do Sol. Neste sistema acontece o mesmo", explicou, em comunicado, Roberto Sanchis-Ojeda, que coordenou o estudo publicado esta semana na revista Nature e que poderá ajudar a esclarecer as origens de certo tipo de sistemas planetários, dando igualmente aos cientistas algumas pistas sobre a nossa "vizinhança" no Universo.





FERRAMENTAS
Imprimir
RELACIONADO
CIêNCIA
COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus
Termos de serviço
The Agency.pt ®. Todos os direitos reservados 2011 - 2016.
O BoasNoticias.pt demorou 0.155 segundos a carregar