Em Destaque Inovação e Tecnologia

NOS lança desafios de IoT à indústria

Sonae, Frulact e Sword Health foram as primeiras empresas a partilhar alguns dos desafios que serão endereçados ao ecossistema de start-ups, parceiros tecnológicos e instituições académicas.
Versão para impressão

A NOS e a OPEN lançaram hoje o desafio à indústria, de sugestão de projetos, numa nova plataforma (iot.nos.pt) no âmbito do laboratório de Design e Desenvolvimento de Hardware na Marinha Grande. Este laboratório dedica-se à investigação e desenho de soluções de hardware, compatíveis com a Internet of Things, e irá permitir potenciar o desenvolvimento tecnológico do tecido empresarial português, pelas respostas que pode oferecer aos desafios de agilidade, qualidade e flexibilidade que as empresas nacionais enfrentam diariamente para testar e desenvolver os seus projetos.

A plataforma, desenvolvida em parceria com a Bright Pixel, assume-se como um espaço colaborativo, com a capacidade para apoiar a indústria nacional. Por sua vez, o laboratório da OPEN é baseado em metodologias ágeis e prototipagem rápida e integra equipamentos de rádio, eletrónica e conectividade para acolhimento e apoio integral a projetos no paradigma IoT em fase de experimentação, prova de conceito e estudo de mercado.

Tendo por base os desafios lançados pelas empresas, este espaço é também um fórum para o ecossistema nacional de start-ups, empreendedores e estudantes desenvolveram as suas ideias e projetos.

Enquanto player de referência nas áreas de inovação e Internet of Things (IoT) à NOS caberá a gestão do projeto, assegurar as comunicações e certificação IoT, assumindo também a dinamização de todo o ecossistema que interage com a plataforma.

Esta iniciativa conta também com a participação da WeADD, que aporta a sua experiência na engenharia, design e inovação de produto, colaborando com a NOS na gestão dos projetos em toda a cadeia de valor, desde a geração e desenvolvimento de ideias à prototipagem e ao desenvolvimento de produto.

De acordo com João Ricardo Moreira, Administrador da NOS Comunicações, o novo laboratório “é o ponto de encontro de desafios das empresas com as competências da indústria e da academia. O nosso objetivo é o de acelerar os processos de decisão no sentido da implementação das redes de coisas. Constatámos que o hardware é um constrangimento para essa evolução. Propomo-nos para em conjunto, ultrapassar essa barreira e acelerar a transformação digital.”

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub