Mundo

Norte-americanos vencem Nobel da Economia 2012

O Nobel da Economia 2012 distinguiu, esta segunda-feira, os norte-americanos Alvin E. Roth e Lloyd S. Shapley pelas teorias desenvolvidas ao nível da relação entre a oferta e a procura com vista a aumentar a estabilidade dos mercados.
Versão para impressão
O Nobel da Economia 2012 distinguiu, esta segunda-feira, os norte-americanos Alvin E. Roth e Lloyd S. Shapley pelas teorias desenvolvidas ao nível da relação entre a oferta e a procura com vista a aumentar a estabilidade dos mercados.
 
O comité do Nobel refere que os “dois professores responderam” ao “problema económico central” de otimização da oferta e da procura, aplicável em áreas tão diversas como a colocação de alunos em escolas, de médicos em hospitais ou de órgãos doados em doentes que precisam de um transplante.
 
Em comunicado, a academia destaca o papel de Lloyd S. Shapley no desenvolvimento do “Gale-Shapley algoritmo” que permite garantir a estabilidade no mercado. Usando a “teoria de jogo cooperativa”, este cientistas económico estudou a forma como dois parceiros podem manter uma relação estável e duradoura.

Alvin E. Roth instrumentalizou a teoria de Shapley provando, através de experiências laboratoriais, que “a estabilidade é a chave para compreender o sucesso de determinadas instituições no mercado”.
 
Embora os seus trabalhos tenham sido feitos independentemente, ambos se complementam tornando-se mais fácil a compreensão do mercado e o entendimento das relações complexas entre os agentes.

Nobel da Economia: uma distinção à parte

 
Ao contrário dos outros prémios, o Nobel da Economia foi criado 72 anos depois dos restantes, sendo uma distinção criada pelo Banco Central da Suécia, intitulalada de Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel.
 
Por não ser uma criação do químico e industrial Alfredo Nobel, o pagamento do valor do prémio associado ao Nobel – 8 milhões de coroas suecas cerca de 920 mil euros – é feito por esta entidade bancária.
 
Assim fica concluída a atribuição dos prémios Nobel 2012 que desde a semana passada premiou investigadores na área da Medicina, Física, Química, Literatura e Paz.

Os premiados irão receber o galardão na cerimónia de entrega dos prémios será dia 10 de Dezembro, em Estocolmo.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório