Cultura

New York Times elogia o fado num artigo sobre Camané

NULL
Versão para impressão
Depois de o Fado ter sido eleito pela UNESCO património imaterial da humanidade, tem merecido destaque um pouco por todo o mundo. Esta semana, o New York Times dedicou um artigo à música portuguesa, ao falar de Camané, que atuou este fim de semana na Brooklyn Academy of Music, nos Estados Unidos.

Esta foi a estreia de Camané no país e recebeu o elogio por parte do crítico musical Jon Pareles, que assina o artigo. Intitulado como “um dos melhores fadistas desta geração”, Camané conseguiu aproximar o passado do fado com o seu presente, lê-se no artigo.

O concerto que aconteceu como “uma feliz coincidência” aconteceu no âmbito do Next Wave Festival. “Camané veio a Brooklyn como um tradicionalista, vestido de preto e acompanhado unicamente pela guitarra, baixo e guitarra acústica”, continua o artigo, que destaca as palavras “tormento” e “sofrimento” nas canções do fadista português.

O New York Times fala do Fado como o estilo nacional que se implantou durante a ditadura que terminou em 1974. “O essencial do Fado é a guitarra portuguesa de pescoço comprido, em forma de lágrima, a uma distância de respeito da voz do cantor que é dramática e impiedosamente exposta”.  

Para ler o artigo completo, clique AQUI.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório