Ambiente

Nepal: População de tigres-de-bengala aumentou 63%

O número de tigres-de-bengala, espécie que se encontra ameaçada de extinção, aumentou 63,6% em cinco anos no Nepal, concluiu uma investigação do governo nepalês sobre grandes felinos divulgada na segunda-feira.
Versão para impressão
O número de tigres-de-bengala, espécie que se encontra ameaçada de extinção, aumentou 63,6% em cinco anos no Nepal, concluiu uma investigação do governo nepalês sobre grandes felinos divulgada na segunda-feira que revelou que a população destes animais chegou aos 198 exemplares. 
 
Segundo os responsáveis daquele país, os resultados obtidos ao longo de quatro meses de levantamento são fundamentais para a proteção destes tigres, ameaçados por fatores como a caça com fins comerciais, a perda de presas e a invasão do habitat por seres humanos, já que os conflitos entre pessoas e animais selvagens são frequentes no Nepal.
 
Esta realidade fez com que aquela nação se comprometesse a duplicar a população de tigres até 2022, a partir da estimativa de 125 animais em 2010. Citado pela Reuters, Maheshwar Dhakal, ecologista do Departamento de Parques Nacionais e do Departamento de Conservação da Vida Selvagem do Nepal, o aumento é “muito encorajador”.
 
“O aumento dos números também aumenta as nossas responsabilidades e desafios para a conservação dos tigres”, garantiu Dhakal após a divulgação dos resultados do estudo, apoiado pelo grupo ambientalista WWF e pelos EUA.
 
Os especialistas em conservação atribuem o aumento da população destes animais a um policiamento mais eficaz nos parques nacionais, bem como a medidas mais firmes contra a caça e a uma melhor gestão dos habitats dos tigres-de-bengala no Nepal, onde as florestas cobrem 29% do território.
 
Embora milhares de tigres já tenham habitado as florestas do Bangladesh, da Índia e do Nepal, as estimativas apontam para que hoje existam apenas 3.000 exemplares da espécie em todo o mundo.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub