Mundo

Nelson Mandela comemora 93 anos

NULL
Versão para impressão
Histórico líder sul-africano, Nobel da Paz e combatente indomável pela liberdade, Nelson Mandela completa, esta segunda-feira, 93 anos.

O histórico líder sul-africano (e também sócio do Sporting Clube de Portugal) nasceu em Mvezo, na África do Sul, a 18 de julho de 1918 e desde sempre lutou por viver num país onde existisse igualdade de dignidade e direitos para todos os seres humanos – uma luta de que não desistiu nem durante os 20 anos em que esteve preso.

Em 1993, Mandela foi reconhecido com o Prémio Nobel da Paz. Foi nesta altura também que decidiu abandonar o poder, um poder que exerceu sempre para servir os outros.

O dia de hoje, por ser o do seu aniversário, é comemorado como Dia Internacional Nelson Mandela – uma comemoração criada em 2009 por 193 estados membros da Organização das Nações Unidas.

Mais de 12 milhões de crianças africanas cantaram hoje os parabéns ao ilustre líder, numa versão adaptada do hino sul-africano.

Disponibilizar tempo para ajudar os outros

Também neste dia, a Fundação Nelson Mandela lança um apelo para que todos os cidadãos disponibilizem 67 minutos do seu tempo a ajudar os outros. Cada minuto corresponde a um ano de trabalho do líder sul-africano em prol da liberdade humana. O site oficial da Fundação Mandela dá até algumas ideias para quem não sabe como usar estes 67 minutos.

O presidente Barack Obama também felicitou Mandela, referindo-se a este como “um farol para a comunidade global, e para todos os que trabalham pela justiça, pela democracia e pela reconciliação”.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Elisabete Ribeiro]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório