Desporto Em Destaque

Nazaré ganha pela segunda vez o Prémio de maior Onda do Mundo

“Óscares das ondas” premeiam italiano Francisco Porcella por uma onda de 22 metros surfada na Praia do Norte. Veja o vídeo!
Versão para impressão
por redação

A Nazaré, no Centro de Portugal, voltou a conquistar o prémio mundial para a maior onda do ano, nos prestigiados “Big Wave Awards” da Liga Mundial de Surf, considerados os “óscares das ondas”. A cerimónia, na Califórnia, Estados Unidos, premiou o italiano Francisco Porcella, por uma onda que surfou na Praia do Norte no passado dia 22 de fevereiro.

Porcella venceu na categoria XXL Biggest Wave Award, que premeia as ondas de tamanho gigante. O italiano, que vive no Havai, surfou uma onda com mais de 22 metros durante 30 segundos.

“Foi um longo período até chegar aqui. Investi o meu tempo mas a mãe natureza recompensou-me naquele dia, com aquela onda. Estar ligado à mãe natureza é uma bênção: é um poder que nos alimenta. Sentimo-nos completamente vivos e dentro do momento”, disse Francisco Porcella, ao receber o prémio.

Entre as cinco finalistas da XXL Biggest Wave Award, estavam quatro ondas da Praia do Norte. Além da vencedora, estavam nomeadas ondas surfadas pelo português Hugo Vau, pelo norte-americano Trevor Sven Carlson e pelo alemão Sebastian Steudtner.

“Esta é mais uma demonstração de que o Centro de Portugal é uma meca para os melhores surfistas mundiais. A Nazaré, com as suas ondas gigantes, voltou a ganhar um prémio internacional, uma distinção mais do que merecida para o grande trabalho feito pelo município e pelo seu presidente, Walter Chicharro, na promoção do concelho enquanto destino de excelência para o surf”, sublinhou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. “E, como a Nazaré, há muitos outros locais privilegiados na costa atlântica do Centro de Portugal para a prática da modalidade, como sabem os surfistas de nível internacional. Recordo, por exemplo, a praia Supertubos, em Peniche, que recebe uma etapa mundial da Liga Mundial de Surf, ou Buarcos, na Figueira da Foz, que tem a onda direita mais comprida da Europa”, acrescentou Pedro Machado.

Esta é a segunda vez que a Nazaré é premiada com a XXL Biggest Wave Award. Em 2015, Sebastian Steudtner tinha ganho na mesma categoria, com uma onda também na Praia do Norte.

Praia do Norte nomeada em outras categorias

As ondas da Nazaré estavam nomeadas este ano em outras categorias. Na categoria “Ride of the Year”, a Praia do Norte recebeu nomeações com ondas do brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca e outra de Francisco Porcella. Na categoria “Paddle”, estava nomeada com três ondas, de Trevor Sven Carlson, Lucas “Chumbo” Chianca e Jamie Mitchell. Na categoria “Wipeout of the Year”, estava nomeada com ondas do inglês Tom Lowe e do chileno Rafael Tapia. Um total de 11 nomeações, que dizem muito da fama e prestígio internacional do Canhão da Nazaré.

O vídeo da onda vencedora, filmada pela produtora portuguesa Timelapse-Media, pode ser visto aqui:

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub