Sociedade

Nazaré: Aulas de surf para crianças desfavorecidas

O município da Nazaré vai dar, gratuitamente, a cerca de 350 crianças desfavorecidas e pessoas portadoras de deficiência a oportunidade de aprender a fazer surf.
Versão para impressão
O município da Nazaré vai dar, gratuitamente, a cerca de 350 crianças desfavorecidas e pessoas portadoras de deficiência a oportunidade de aprender a fazer surf. A iniciativa evidencia o reforço do caráter social que marca o programa de animação da vila durante este Verão.
 
Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara da Nazaré, Jorge Barroso, afirmou que o objetivo destas aulas de surf é “promover a igualdade de acesso a todas as gerações, estratos sociais e pessoas de todas as condições a este desporto”.
 
No total estão programadas cerca de 12 ações que vão decorrer até Setembro e estão essencialmente vocacionadas para jovens em situações de carência e para cidadãos com necessidades especiais. Ainda assim, os “adultos que pretendam experimentar gratuitamente uma aula” podem também juntar-se às atividades, refere a autarquia.
 
A medida insere-se na política social da câmara que, segundo Jorge Barroso, “tem promovido a acessibilidade dos estratos populacionais mais desfavorecidos a outros espaços como as piscinas ou os gimnodesportivos”.
 
O autarca explica que “a população da Nazaré tem caraterísticas muito próprias, em que as pessoas alugam as casas e os quartos no Verão, mudando para locais com piores condições, o que muitas vezes resulta numa personalidade coletiva mais estigmatizada e menos pacífica”, o que exige a aposta numa política de inclusão.
 
Entre esta política estão também outras ações, como a possibilidade dada a crianças e jovens dos bairros sociais ou mais pobres de frequentar atividades “como o ballet, hip-hop ou vários desportos juntamente com outros estratos sociais”.
 
As aulas da escola de surf serão possíveis graças a uma parceria celebrada entre o município, a empresa municipal Nazaré Qualifica e o Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, com o patrocínio da empresa Buondi, fazendo parte do projeto de animação de verão “North Canyon”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório