Em Destaque Turismo

NATUREXPERIENCE – Escola de surf promove turismo de natureza

Surgiu há três anos e é a realização de um sonho de longa data dos fundadores Edgar Duarte e João Amado Vaz.
Versão para impressão
São licenciados em Desporto de Natureza e Turismo Ativo pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior e entraram na aventura de criar uma empresa que conseguisse associar o turismo de natureza ao surf, em 2013.

Ou não fosse a NATUREXPERIENCE a primeira escola de kayaksurf, em Portugal, a dinamizar inúmeras atividades em simultâneo, destacando-se o surf ou o stand up paddle.

Para além de a escola ser constituída por uma equipa multidisciplinar, os fundadores da NATUREXPERIENCE, Edgar Duarte e João Vaz, contam com uma vasta experiência em realização e coordenação de campos de férias, monitorização de atividades de lazer e desporto de aventura e organização de eventos desportivos, tais como várias etapas do Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski, desde 2011, e o Meeting de Surf Universitário em 2009.

“A boa gestão, a força de vontade e a fé são a chave do crescimento da empresa”, revelam os mentores, frisando que a NATUREXPERIENCE nunca dispôs de “qualquer tipo de financiamento e apoio, tendo iniciado atividade somente com o investimento financeiro dos dois sócios”. Para que o trabalho realizado disponha dos alicerces fundamentais à realização de uma atividade sustentada, a escola de surf estabelece parcerias com o Bar da Praia, Tribo da Praia, RPF Kayaks, Rip Curl, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, o Almagreira Hostel e o Eco Hostel.

Concentrados na satisfação do cliente e de forma a proporcionar um serviço mais atrativo, “a empresa reformulou as atividades para 2017 tendo eliminado as menos rentáveis e focando-se somente no Surf e no Kayaksurf, aumentando assim a qualidade no serviço”, destacam os fundadores. No entanto, ainda é possível escolher de um leque diversificado de oferta de algumas actividades destinadas a crianças, famílias e solteiros, tais como: surf experience; kids surf experience; family surf experience; surf despedida de solteiro(a) e kayaksurf experience.

Kayaksurf é uma modalidade desportiva que resulta de um cruzamento entre o surf e a canoagem. Os modelos utilizados pela NATUREXPERIENCE são os mais vocacionados para a iniciação da modalidade. Os designados por sit-on-top – caiaques abertos – são aqueles em que o praticante se encontra sentado em cima da embarcação, tendo os caiaques um maneio mais simples para os iniciantes. A partir de 45 euros, o desportista pode usufruir de uma hora e meia de diversão e aprendizagem, tendo ainda acesso a capacete, colete, pagaia, fato de neoprene, e seguro de atividade.

Outra das grandes apostas da NATUREXPERIENCE é a prática de surf que, aliada à vista aprazível da Península de Peniche, faz as delícias dos surfistas 365 dias por ano. A partir de 20 euros, é possível “surfar” em inúmeros spots de excelência, independentemente do nível em que o praticante se encontra, já que no preço estão incluídas as aulas, prancha, fato de neoprene e seguro de atividade.

Quando se pensa em tirar uns dias para relaxar e experimentar uma prática desportiva nova, fora da cidade de residência, é preciso pensar em que local ficar.

A pensar nos turistas, a NATUREXPERIENCE proporciona pacotes de surf + alojamento que se localizam junto à praia. A cinco minutos da praia e com capacidade para receber 10 pessoas, a Tribo da Praia Almagreira Surf Hostel é uma casa de luxo que se transformou numa pousada, situada em Ferrel no topo da colina na zona rural, entre spots do Baleal – uma praia isolada localizada em Almagreira, a cinco minutos das falésias, onde a paz e a tranquilidade têm vista para o mar. O serviço de aluguer de bicicletas e de material de surf proporciona uma comodidade incomparável aos visitantes.

Apesar de terem “milhares de clientes” desde 2013, nem sempre é fácil responder ao problema da sazonalidade. Contudo, de ano para ano, e porque se tem vindo a assistir a um crescimento no setor turístico, o problema da falta de surfistas durante a época baixa “já se faz sentir menos”, frisam.

Mas a oferta da NATUREXPERIENCE não se esgota nas atividades oferecidas em mar, sendo também possível conhecer a cultura e a história da região em terra: perto de Peniche é possível visitar o Castelo de Óbidos, eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal; a Ilha das Berlengas, uma área com elevado interesse botânico com vários endemismos e espécies de distribuição restrita, um local de nidificação para algumas espécies de aves marinhas, ponto de passagem para numerosas espécies migradoras e Reserva Marinha de grande riqueza faunística; e, por fim, Peniche, região conhecida pela famosa praia dos Supertubos e considerada ideal para a aprendizagem do surf.

Neste ano, os mentores prometem continuar a apostar no “segmento de atividades marítimas, procurando cada vez mais a diferenciação do serviço para cada tipo de cliente. Sabemos que, por exemplo, duas famílias com crianças têm sempre pedidos e vontades diferentes para a sua experiência, e isso estende-se, também, a grupos de amigos, despedidas de solteiros, casais, entre outros”, concluem.

// www.naturexperience.pt

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub